Volume
Rádio Offline
Redes
Sociais
HISTÓRIA- Há 93 anos, Fazendinha era inaugurada em jogo amistoso
22/07/2021 11:03 em Novidades

O Corinthians inaugurou sua casa, aquela que possui até hoje em sua sede social, exatamente 93 anos atrás. No dia 22 de julho de 1928, o estádio Alfredo Schürig, a Fazendinha, passou a receber as partidas do clube como mandante nas competições do time de futebol profissional, em decisão que perdurou até a inauguração do Pacaembu, anos depois.

Dois anos antes, em 1926, o empresário Alfredo Schürig, sócio do clube, ajudou na compra do terreno onde hoje é localizada a sede social, que então era pertencente ao Esporte Clube Sírio – o antigo dono recebeu um jogo contra o Timão em uma ocasião anterior, em 1923. E após dois anos de construção, o estádio foi oficialmente inaugurado. Junto a ele, outras estruturas do clube, como quadras de vôlei, tênis e basquete, foram reformadas e reinauguradas.

Dois mil pagantes viram a primeira partida alvinegra na nova casa. O Timão recebeu o América-RJ em um amistoso interestadual válido pela Taça Vada. Dentro de campo, o placar ficou empatado em 2 a 2 e o Alvinegro ofereceu o troféu ao time carioca no primeiro jogo ocorrido na Fazendinha – que tem esse nome porque havia de fato uma pequena fazenda no terreno comprado pelo Corinthians.

Alfredo Schürig tornou-se presidente do clube entre 1930 e 1933. E o estádio que levou o seu nome foi constantemente sendo melhorado, com a construção de novas arquibancadas e demais reformas estruturais. Na década seguinte, no entanto, as partidas de maior expressão começaram a ser mandadas no estádio Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu, com a Fazendinha recebendo jogos “menores”.

O gol mais rápido da história do estádio foi justamente o seu primeiro: De María abriu o placar para o Timão contra o América-RJ com 29 segundos de jogo, em marca nunca superada até aqui. Já o primeiro título veio naquele mesmo ano: o Coringão derrotou a Portuguesa e faturou a taça do Campeonato Paulista de 1928.

A última partida da equipe profissional de futebol masculino ocorreu em 2002, quando o clube venceu o Brasiliense por 1 a 0, com gol de Fabinho. Atualmente, no entanto, as equipes femininas profissional e de base, e as masculinas das categorias de base e aspirantes mandam as suas partidas no local, desde que a Polícia Militar deu o aval para o estádio receber novamente jogos oficiais, em 2018.

Fonte: www.corinthians.com.br

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!