Volume
Rádio Offline
Redes
Sociais
CURIOSIDADE - Vitor Pereira é o quarto português a comandar o futebol profissional do Corinthians
24/02/2022 22:45 em Notícias

 

Com a chegada de Vitor Pereira para a posição de técnico do time de futebol profissional do Corinthians, o clube começa a escrever uma nova página de sua história com um treinador de Portugal. Antes de Vítor, outros três portugueses comandaram a equipe.

Vamos relembrar os outros:

Em 1912, o lendário goleiro português Casimiro do Amaral, considerado o maior arqueiro das várzeas de São Paulo, tornou-se o técnico do Corinthians Paulista – naquela época, o capitão do time era o próprio treinador. Amaral liderou o Alvinegro em vários jogos e fez o Time do Bom Retiro famoso nos campos de terra da cidade.

O segundo português a comandar o Corinthians foi outro Pereira, chamado Antônio.

Antônio Pereira viveu intensamente a política do clube, do Campo do Lenheiro, passando pelo Campo da Ponte Grande, até o Parque São Jorge. Em 1937, foi o técnico do Time do Povo e, ao lado de Neco, comandou o Esquadrão Mosqueteiro em 51 partidas. Conquistou o Campeonato Paulista de 1937, com a épica vitória de 1 a 0 sobre o rival Palestra Itália em pleno Parque Antarctica.

Vale destacar que há 112 anos Antônio Pereira foi uma das mentes que idealizaram e organizaram a fundação de um clube de operários que viria a popularizar o futebol brasileiro; articulou a junção dos melhores jogadores varzeanos da época e em 1º de setembro de 1910, com a ajuda de outros operários, fundou o Corinthians.

Onze anos depois de Pereira comandar o Timão, o português Jorge Gomes de Lima, apelidado Joreca, foi um visionário técnico corinthiano entre 1948 a 1949. Foi com ele que as promessas da várzea do Maria Zélia tiveram sua oportunidade – talentos como Luizinho, Idário e Cabeção. Técnico estrategista, Joreca foi determinante na montagem do Esquadrão de Ouro liderado por Claudio e Baltazar, entre outros craques que entraram para história.

“O Corinthians tem uma das histórias mais ricas e inspiradoras, dentro e fora do gramado. Essa história foi construída tanto por brasileiros quanto por muitos estrangeiros que por aqui passaram e deixaram suas contribuições em nosso DNA. Vítor Pereira resgata a tradição de técnicos portugueses que começou a ser construída já nos primeiros anos do corinthianismo”, afirma José Colagrossi, superintendente de marketing, comunicação e inovação do clube.

"Na história do Corinthians Paulista, os lusitanos foram escolhidos pela Mística Corinthiana para mudar a história do Brasil através do futebol, seja fundando ou treinando o Time do Povo! Casimiro do Amaral, Antônio Pereira e Joreca têm seus nomes gravados entre o gigantes de nossa história", finaliza Fernando Wanner, historiador do Corinthians.

Um agradecimento especial a Fernando Wanner, historiador do Sport Club Corinthians Paulista, pelas informações fornecidas para esta matéria.

Fonte: corinthians.com.br

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!